O CASE

O GRiscos é um aplicativo para coleta de dados de modo offline em campo e geração automática de relatórios de acordo com a NR-12.

O GRiscos é um aplicativo desenvolvido pela Gáutica com o objetivo de automatizar o processo de análise de risco de acordo com a norma NR-12, norma referente à prevenção de acidentes de trabalho, identificando e avaliando os riscos junto a auditores. A inovação que o software traz aumenta a velocidade, produtividade e qualidade do trabalho dos profissionais da segurança do trabalho em até 80%, fazendo análises de forma automatizada, consumindo menor tempo de análise, padronizando os laudos e aumentando os lucros.

O PROBLEMA

Muitos procedimentos são exigidos pela norma na hora da auditoria, consumindo muito tempo do profissional de segurança.

Normas regulamentadoras são um conjunto de orientações e procedimentos técnicos definidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O objetivo das normas é de promover e garantir a integridade física e psíquica ao trabalhador, com normas bem definidas. Desta forma, muitos procedimentos são exigidos ao auditor, consumindo muito tempo. Uma análise de uma máquina, por exemplo, pode levar de um a sete dias, dependendo do profissional de segurança.

O RESULTADO

O GRiscos facilita a atuação dos profissionais elaborando laudos adequados com maior produtividade, padronização do processo e aumento da lucratividade.

O GRiscos foi desenvolvido pela Gáutica com o objetivo de fazer a auditoria da norma NR-12, norma referente à prevenção de acidentes de trabalho. O sistema roda em iOS, Android e computadores, identificando e avaliando os riscos junto a engenheiros e técnicos na otimização dos processos de regulamentação das normas, facilitando a atuação dos profissionais e elaborando relatórios adequados e precisos para as indústrias com até 80% de redução no tempo no desenvolvimento de análises. A ferramenta permite padronização dos laudos, diminuição do tempo de análise e aumento da lucratividade. Com ela, o auditor tira e edita fotos com inserção de elementos gráficos, máquinas, riscos, geração de relatório parametrizado em PDF e DOC, validação de acordo com NBR 14153, classifica riscos de acordo com o método HRN (Hazard Rating Number), PLr e determina o grau de integridade de acordo com a SIL (Safety Integrity Level).